top of page

Reflexão da questão 130

  • Foto do escritor:  carlotinha
    carlotinha
  • 12 de jan. de 2020
  • 3 min de leitura


  • Introdução sobre Allan Kardec

“O fenômeno das mesas girantes” (inicialmente os espíritos utilizavam os movimentos das mesas para se comunicarem) no período de 1850 a 1855 chamaram a atenção de um pedagogo francês que mais tarde seria conhecido como Kardec, através da sua pesquisa sobre essas mesas ele constatou que eram os espíritos dos homens que já tinham vivido na Terra tentando se comunicar. O professor Hippolyte Léon Denizard Rivail já era conhecido por publicações sobre aritmética, geometria e traduções. Por sugestão dos espíritos ele usa o pseudônimo de Allan Kardec para diferenciar a obra espírita dos livros anteriormente publicados, esse nome ele mesmo tivera numa vida passada na França, quando fora um sacerdote druida. Kardec em Paris teve contato com diversos médiuns e pesquisaram as comunicações com os espíritos, ele percebeu que existia um mundo espiritual composto por seres inteligentes, invisíveis aos nossos olhos, esses seres eram os espíritos. Eles falavam que existia vida após a morte, que o importante é fazer o bem, praticar a caridade e que vamos viver muitas vezes até chegar a sermos seres de luz. A missão de Kardec foi criar o espiritismo, ou seja, ele codificou a doutrina a partir da sua pesquisa que se tratava em perguntar a vários espíritos a mesma pergunta, para constar se eles estavam a falando verdade, essa comunicação se deu através dos médiuns da época. Essa doutrina vem demonstrar que somos seres imortais e que estamos evoluindo como espíritos há milhares de anos ate chegarmos à condição de espíritos puros com nosso próprio esforço. Com isso o espiritismo responde as questões básicas da humanidade: quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Então basicamente Kardec fez 1019 perguntas aos espíritos superiores e elas estão reunidas nos livros dos espíritos, iremos refletir hoje sobre a questão 130.

Kardec pergunta: “Sendo errônea a opinião dos que admitem a existência de seres criados perfeitos e superiores a todas as outras criaturas, como se explica que essa crença esteja na tradição de quase todos os povos?”.
Os espíritos respondem: “Fica sabendo que o mundo onde te achas não existe de toda a eternidade e que, muito tempo antes que ele existisse, já havia Espíritos que tinham atingido o grau supremo. Acreditaram os homens que eles eram assim desde todos os tempos.”

O espírito Miramez nos relata que Deus se encontra no centro de todas as coisas e que bem antes de existir a Terra já havia espíritos habitando o universo inclusive espíritos superiores, nós temos a visão tão limitada(porque muitas vezes somos nós os próprios limitadores) que ainda acreditamos que somos os únicos com inteligência a viver nesse imenso universo. Todos os mundos têm um destino, o nosso mundo é governado por uma equipe de espíritos superiores coordenadas por Jesus, nós possuímos o livre arbítrio, mas somos criaturas criadas por Deus e ele habita dentro de nós, a nossa consciência é um sinal de que Deus sempre estar conosco acompanhando cada passo, por isso nunca duvides da bondade de Deus, ele é nosso pai e como pai sabe o que é melhor para nós, independente do que passamos na vida, não duvides aceitas as subidas e descidas da vida como uma forma de aprendizado e fortalecimento. Infelizmente ainda atribuímos as nossas imperfeições a Deus, como se ele fosse um homem, que fica com raiva, que castiga que é violento, que sente ciúmes, rancor. Deus possui atributos inigualáveis ele é eterno, único, onipotente, imaterial, imutável, soberanamente justo e bom. Que nos momentos de dor e aflição nós possamos nos lembra desse atributos, a doutrina espírita através da reencarnação nos informa que nós mesmo somos nossos maiores inimigos , se estamos passamos por dor hoje é porque erramos muito nessa vida ou em outras, nem todas as pessoas permanecem para sempre no mal, estamos aqui nesse planeta para aprender com nossas falhas e sermos pessoas melhores, já evoluímos tanto , precisamos continuar seguindo em frente , pois um dia nós seremos anjos de luz, mas por enquanto precisamos ainda sai da nossa bolha , nos livrar dos nossos preconceitos e sai para semear o amor que Cristo nos ensinou. Os demônios que tanto se falam, são espíritos de seres humanos que está há muito tempo presos na maldade, Deus não desejas que se sejamos perfeitos como ele é, mas que possamos nos equilibrar e sermos pessoas que faça o bem ao próximo de coração aberto.


fonte de pesquisa:

RIVAS.L.H. Espiritismo fácil. Catanduva-SP.editora boa nova.2013 .

Comments


bottom of page