Resenha do “O guia da Flórida para crianças grandes”-Bianca Nazari
- carlotinha
- 16 de jan. de 2019
- 5 min de leitura
Sipnose : É um diário de viagem escrito e ilustrado por Bianca( o guia é em preto e branco) , uma criança grande de 31 anos, que mora em São Paulo e é ilustradora freelancer.Esta é sua segunda publicação, mas é a sua primeira vez publicando de forma independente.Este diário foi escrito e ilustrado, em sua maior parte , ao longo de uma viagem aos Estado Unidos em julho/agosto de 2018, depois diagramado digitalmente e finalizado à mão( tanto ilustrações quanto os textos).
Comprei o guia na lojinha da Bianca pois estava muito curiosa para lê-lo, eu adoro o traço da ilustradora então o guia é lindo demais, eu adorei conhecer a Flórida através da Bianca, os relatos pessoais dela me fez ter a sensação de estar lá e de ter vivido a aventura toda .Dentro do guia tem uma ilustra igual o da capa para colorir , adivinha quem adorou colorir? Euzinha mesma haha.Vale lembrar que é uma produção independente e de já como artista e amiga de vários artistas venho frisar a importância de você apoiar nós e quando eu falo em apoio não significa somente comprar as produções, mas também mandar mensagem , divulgar dando os devido créditos, então quando você resolver presentear alguém lembre dos artistas independentes , ok?
“ uma das coisas pela qual a Flórida é conhecida é pela grande população de jacarés e crocodilos(único lugar no mundo onde as duas espécies coexistem, aliás) e o Everglades é a casa de grande parte deles! .. Alligator Alley antigamente não tinha grandes nas laterais, o que deixava os bichos livres para atravessar a rodovia, agora com as grades não há mais atropelamento de jacarés”

Eu fiquei horrorizada com esse relato , uma pessoa que tem um pingo de sensibilidade com os animais ficaria do mesmo jeito, imagina quantos jacarés e crocodilos foram morto e caçados , construir uma rodovia é de boas , mas demoraram um enorme tempo para pensar em protege-los até porque fomos nós que invadimos seu espaço e não o contrário. No Brasil acontece diariamente mortes de vários animais nas estradas, por parte do governo do país não possuem nenhuma prática satisfatória para proteger essas espécies nativas, além disso ainda existe a pesca e a caça por “diversão”.
“modalidade de hambúrguer que é vegano mas que parece tanto com carne(sabor, aroma e textura) que ganhou o nome de impossible burgue.Dava para escolher qualquer sanduíche do menu e pedir pra trocar a carne por um desses impossible burgue”

Essa é uma passagem do guia que ela fala de uma lanchonete que tem burgue vegano , o que achei bem interessante foi ela mostrar para os leitores do que era feito a carne vegana.A base era de proteína de trigo e de batata,a gordura que dá a suculência vem do coco e da soja e para dar a liga utiliza-se um tipo de mandioca japonesa chamada xantana e konjac, o sabor é graças à uma molécula chamada heme que é extraída das plantas e a soja é responsável pela cor vermelha da carne vegana.
Olha que maravilha uma carne sem exploração e sem crueldade, deveria ter em cada esquina uma lanchonete que investe no veganismo , o que é raro.Algo curioso é que as pessoas pensam que os vegetarianismo, principalmente, o veganismo são um tipo de grupo, por exemplo, as empresas de cosméticos que fazem produtos específicos para cacheadas, loiras, cabelos liso, cabelos com química entre outros, não queremos que criem produtos veganos para nós usarmos , queremos que as empresas parem de fazer teste em animais, parem de explorar os animais de todas as formas.Se conseguem fazer uma carne vegetal praticamente igual à de um animal , porque as pessoas continuam produzindo esse tipo de alimento nocivo ?! Eis a resposta... DINHEIRO!!!
Achei legal que na Flórida a gorjeta é obrigatória e varia de 15 a 20% do valor total da sua conta e se a pessoa não pagar é considerado super ofensivo, ao meu vê isso é um ótimo incentivo para os garçons e garçonetes que trabalham tanto .No Brasil eles trabalham muito , eles são culpados e humilhados por coisas que não tem nada a ver com eles até porque eles estão ali para servir , então se a comida vem ruim ou atrasa, se a estrutura do lugar é ruim entre outras coisas o garçom (a) não tem culpada ,no final ganham uma miséria, são raros os lugares que eles ganham gorjeta.

“Lá, tanto nos banheiros públicos quanto nos de dentro das casas, não há o costume de jogar o papel sujo no cesto de lixo! Sempre tinha que me lembrar de jogar dentro da privada e dar descarga para sumir com ele.” Creio que não é só eu que passa ou já passou vergonha dentro e fora de casa com vasos sanitários entupidos, no Brasil já era pra ter a venda vasos power que pelo menos descesse as fezes, já passei cada vexame nessa minha vida kkkk.
No guia ela fala da diferença dos 4 parques da Disney , eu achei bem legal ela explicar, pois as pessoas pensam que tudo é em um único parque , a Disney segue o “belo” capitalismo como quase tudo nesse planeta e objetiva o lucro com isso a mesma não mede esforço para te fazer uma pessoa alienada , ou seja, que veja a Disney como um mundo mágico, perfeito e surreal ou como disse Bianca “ uma imagem imaculada”.O parque Animal Kingdom para quem não sabe , é um cativeiro de animais e o mesmo passa uma visão ilusória para as pessoas que os animais amam estar lá , que o parque tem como princípio a “conservação animal”.
Os animais não deveriam ser aprisionados em aquários , zoológicos , circos , eles deveriam estar no seu habitat natural livre, os animais não nasceram para estar em uma vitrine para ser atração turística , eles não nasceram para fazer parte de um show de horror de fotos e mais fotos.Se você deseja ter contato com a natureza visite santuários de proteção, tem várias ongs que fazer um trabalho solidário incrível resgatando animais do tráfico, da exploração humana, não patrocine essa atrocidade. Eu não vou ser hipócrita , eu adoro vários personagens da Disney , tenho vontade de conhecer alguns parques e atrações e tirar muitas fotos com os personagens , porém eu não sou uma pessoa alienada ,eu sei que tem muita coisa errada naqueles parques que são colocadas para debaixo do tapete e camufladas, tenho em mente que a sensação de estar na Disney é similar quando chega algo dos correios em casa hehehe.
Eu espero que vocês tenham gostado , tem muita coisa legal no guia que não falei, então vai na lojinha( LINK DA LOJINHA) da Bianca e já compra seu guia, tenho certeza que você vai adorar tanto quanto eu.
Comentarios