Resenha do livro –Como os animais salvaram minha vida (Luisa Mell)
- carlotinha
- 15 de jan. de 2019
- 6 min de leitura
Esse livro é muito maravilhoso, então vale a pena você gastar seu real nele. Já na orelha do livro tem um pequeno texto da Rita Lee falando sobre Luisa, na minha opinião Rita foi muito infeliz ao compara-la com a princesa Isabel e taxa-la como “ moderna princesa Isabel dos animais”. Para quem não sabe os dois irmãos de Isabel morreram, então essa tragédia distanciou Isabel dos padrões da época, ou seja, ela foi educada para ser capaz de comandar um império, então todas essas conquistas que fazer essa princesa ser colocada em um pedestal até hoje como (educação de qualidade que na época só os homens tinham, regente de um império, cargo de chefe de estado na américa latina, assinatura que aboliu definitivamente a escravatura do Brasil, mais conhecida como Lei Áurea).
Todas essas coisas foram impostas para a princesa, ela não foi lá e lutou para conquistar isso, até porque se ela realmente se importasse com as pessoas escravizadas ela já tinha abolido a escravidão anos atrás e não tinha ficado enrolando essa barbárie com lei insignificantes como a lei do ventre livre, lei do Sexagenários entre outras, a princesa estar inserida também em outro livro que estou lendo chamado (extraordinárias, mulheres que revolucionaram o Brasil).

Essa princesa de revolucionária não tem nada , ela não usou nenhum dos seus privilégios há favor do povo e sim da burguesia, a real é que naquela época e ainda hoje os poderosos não se importam com as minorias, desde a colonização do país até hoje o povo negro e índio é morto e escravizado, sim, infelizmente a escravidão persiste no país e absolutamente nada é feito, então se hoje nós temos algum avanço ( nós – porque somos miscigenados ) não é graças a essa princesa babaca e sim por conta de vários irmãos que lutaram e derramaram seu sangue por nós , pessoa que fizeram a diferença nesse país mas que os livros de história não enaltecem, então a história não é história se somente uma parte dela é retratada, sendo essa parte sendo de brancos “heróis”. Se com as pessoas eram assim imagina a situação dos animais, os animais não nasceram para ser livres e sim para ser explorado pelo homem, isso não é o que acredito, mas é o que colocado em prática por décadas no mundo. Então, mandando a real a Luisa não tem nada a ver com essa princesa Isabel, Luísa é um ser de luz incrível e que realmente dar voz aos animais.
Já que o livro todo fala muito sobre maus tratos, escravidão, abandono, morte de inocentes vou fazer uma pequena linha do tempo sobre a escravidão no país.
NEGRO NO BRASIL: NEM HUMANO, NEM CIDADÃO
· 1837- Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola
· 1850- Lei das terras: negros não podem ser proprietários
· 1871- Lei do ventre livre – quem nascia livre?
· 1885- Lei do sexagenário- quem sobrevivia para ficar livre?
· 1888- Abolição (atente, foram 388 anos de escravidão)
· 1890- Lei dos vadios e capoeiras: os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam para a cadeia. Eram mesmo “livres”? Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época e a de hoje?
· 1968- Lei do boi: primeira lei de cotas! Não, não foi para os negros, foi para os filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades (voltem e releiam sobre a lei de 1850 !!)
· 1988- Nasce nossa ATUAL constituição: foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo enquanto injúria racial e nada acontece.
· 2001- Conferência de Duban: o estado reconhece que terá que fazer políticas de reparação e ações afirmativas. Mas, não foi porque acordaram bonzinhos, não foi sem luta. Foram décadas de lutas para que houvesse esse reconhecimento! E olha que até hoje tem gente que ignora, hein!
· 2003- Lei 10639: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “ história e cultura afro-brasileira”. Que convenhamos não é cumprida.
· 2009 – Primeira política de saúde da população negra: Que prossegue sendo negligenciada e violentada. Adivinha quem são as maiores vítimas da violência obstétrica no sistema de saúde?
· 2010- Lei 12288: estatuto da igualdade racial (em um país que se nega reconhecer a existência do racismo)
· 2012- Lei 12711- cotas nas universidades. A revolta da casa grande sob o falso pretexto da meritocracia
As pessoas falam muito sobre a importância da representatividade, de fato ela é., porém, não adianta elevar alguma minoria que ocupa algum espaço se a mesma não contribui com nada, não adianta só ocupar é preciso fazer a diferença de verdade.
O livro é dividido por sub tópicos, no meio do livros tem várias fotos dos seus momentos, ela escreve sobre a vida pessoal, o trabalho, os resgates, o instituto, do vegetarianismo e veganismo, questões ambientais e muitas coisas interessantes, irei compartilhar aqui trechos do livro que achei de suma importância. No final do livro tem uma parte só falando de alimentos de origem vegetal e de tudo que eles fornecem para o nosso organismo, então para quem deseja conhecer ou deseja ser vegetariano ou vegano tem dicas e informações maravilhosas, o que eu não gostei foi a estrutura das referências que tinha no final de algumas páginas( porque algumas informações ela tirou de algum lugar e é preciso referenciar) a maioria era de sites que quando eu fui procurar não tinha mais a matéria, seria mais interessante se ela tivesse indicando artigos específicos e livros e referenciado segundo a ABNT. Porque assim fica mais fácil de procurar já que seu livro é uma obra literária. Porém, o legal é que durante o texto ela indica alguns livros e documentários .

· Sobre a pecuária:
1. “ Uma mudança global para a dieta vegana é vital para salvar o mundo da fome e dos piores impactos do aquecimento global... a pecuária, incluindo aqui a produção de todos os derivados animais, é responsável pelo consumo de 70% da água fresca do planeta”
2. “ À pecuária gera mais emissões de gases de efeito estufa do que todos os meios de transporte juntos, é a maior responsável pelo desmatamento e consumo, principal motor da destruição das florestas, extinção das espécies, erosão do solo e pelas zonas mortas do oceano”
3. “ Mais da metade dos grãos produzidos no mundo são destinados ao gado e não às pessoas, mais de 800 milhões de pessoas que passam fome no mundo poderiam se alimentar com os grãos destinados ao gado”
4. “80% das crianças que passam fome vivem em países onde os grãos são destinados a engordar o gado, que é vendido a preços caros em países ricos”
5. “Em 2015, a organização mundial de saúde publicou um relatório classificando as carnes processadas como grupo 1 de carcinogênicos, mesmo assim salsichas são sempre servidas em festas infantis, escolas oferecem peito de peru como opção saudável de lanche, se o mundo fosse descente e não pensasse tanto em dinheiro esses alimentos seriam proibidos imediatamente, mas não, continuam sendo anunciados como se fossem saudáveis e benéficos para nossa saúde”
· Sobre o leite animal
1. “O leite estar em quase todos os produtos industrializados, desde pequeno o leite faz parte de nossas vidas, somos ensinados a ama-lo, somo envolvidos no aspecto psicossocial do consumo de leite, somos tão bombardeados que nem pensamos no quanto é estranho tomar o leite de alguém que não seja o da nossa mãe”
2. “ Atualmente, são aplicadas novas técnicas de reprodução artificial de animais, tais como uso de antibióticos, mudanças na alimentação e uso de hormônios do crescimento, todos esses hormônios estão no nosso “leitinho saudável”, justamente com altas doses de antibióticos”
3. “De acordo com a EMBRAPA (empresa brasileira de pesquisa agropecuária) uma quantidade significativa de vacas apresenta casos clínicos de mastite. Essa inflamação, estimulada pelo estresse muito acima do normal, acaba sendo responsável pela contaminação do leite com células somáticas (vulgo pus) e sangue. ”
4. “EUA, Inglaterra, Finlândia e Suécia são os maiores consumidores de leite e produtos lácteos, mas também são os países com maior índice de osteoporose e fraturas ósseas”
5. “ Um estudo recente realizado por dois professores de Harvard, Dr. Ludwig e Dr. Walter Willet, constatou que não há qualquer evidência científica que indique que o consumo de leite e derivados faça bem para os ossos e que ajude a perder peso ou melhore a saúde. De fato, eles constataram que o leite pode causar constipação intestinal, inchaço no corpo, gases, diarreia, alergias, eczemas e acnes. ”
· Palavras de Luisa
“ Descobrir toda a dor que causamos aos animais nos circos, zoológicos, na indústria alimentícia, de cosméticos, de medicamentos, hoje me desespero ao constatar que o nosso tempo para despertar está se esgotando, as catástrofes ambientais não são mais previsões, já são realidade, me tira o sono saber que em pouco tempo a água vai valer mais que o petróleo. O sofrimento de um cão é igual ao sofrimento de um boi, que é igual ao sofrimento de um urso, que não é diferente do sofrimento de cada um de nós. Escrevo esse livro como um grito de socorro, um grito dos animais que sofrem, que são massacrados diariamente pela humanidade, um grito do planeta que adoece e está à beira de um colapso por conta da ganância humana. Cada vez que você optar por não comer um animal, por não comprar um produto testado neles, você está, sim, mudando o curso do mundo.
Espero que tenham gostado, essa é uma pequena resenha, o livro retrata sobre vários temas que não abordei na resenha, então comprem e leiam( LINK DO PDF DO LIVRO)
Comments