top of page

Resenha do livro "Harry Potter e a pedra filosofal"-J.K.Rowling

  • Foto do escritor:  carlotinha
    carlotinha
  • 30 de mar. de 2019
  • 4 min de leitura

Eu sempre assisti ao filme do Harry Potter no SBT inúmeras só agora estou lendo os livros finalmente, no nosso país infelizmente a leitura não são incentivadas, as pessoas de modo geral veem como algo chato, elas não enxergam como lazer. Inúmeras bibliotecas fechadas e sem movimentos nas escolas, acabam não sendo atrativas para os jovens, as pessoas vê o conhecimento como um meio para se conseguir o que deseja, por exemplo: vestibular, emprego, status... E eu não os culpo por pensarem assim, porque foram repassadas para as pessoas por gerações que isso era certo e infelizmente as pessoas continuam reproduzindo e estampando o sucesso vinculado ao saber, o conhecimento precisa ser enxergado como formulador de senso crítico, precisa ser visto como algo libertador e necessário para a construção do nosso eu.


Há pouco tempo às mulheres eram proibidas de lê e escrever e de publicarem obras, pelo simples fato que o conhecimento é poder, enquanto você ficar dentro de uma caixa e não se abrir para os diversos tipos de leitura você vai ficar bitolado como se diz aqui no Piauí. As pessoas precisam começar a ser multi e a adquirir o conhecimento como forma de auto aprendizado e compartilhar por onde for.Começando a ler HP e a pedra filosofal eu tive a confirmação que as outras obras escritas por essa autora eram mais maravilhosas ainda, você pode baixar o livro pelo site Lê livros ou e- livros. O livro tem, mas detalhes que o filme e se torna melhor, claro, tem muitas cenas no filme que são completamente diferentes no livro e isso dar um raivinha, algumas outras mudanças são brandas. O livro começa relatando a história de um menino que foi deixado na porta da casa dos tios por conta da morte de seus pais, eles foram mortos por “você sabe quem” (Voldemort) que era um homem que tinha se envolvido com magia negra para obtenção de poder e matava todos que não ficava do seu lado, ele tinha um pensamento neoconservador e possuía uma legião de seguidores, ele não conseguiu matar Harry e por isso o menino se tornou famoso, pois depois desse acontecido Voldemort sumiu do mapa e todos voltaram a viver livres.


Harry sempre foi humilhado pelos tios e pelo primo Duda e a magia sempre aconteciam quando ele estava com raiva de algo que fizeram com ele, inevitavelmente era mais castigado, seu primo Duda foi mimado desde sempre. Acho que por isso que Harry é tão empático pelo fato de já ter passado por isso. Em um certo dia Harry recebe uma carta da escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, seu tio não deixou ele lê a carta e à rasgou , essa parte é hilária, de tanto seu tio rejeitar as cartas que vinham, começaram uma chuva de cartas dentro de casa e inúmeras corujas no bairro deles (eu não vou falar os detalhes, pois até chegar nessa chuva de cartas não importa para onde eles fossem, foi etapa por etapa).


Alias eu não vou me detalhar tanto à obra , pois ela é enorme, vou falar alguns ponto importantes. Rúbeo Hagrid (guarda- caça de Hogwarts) foi pessoalmente entregar a carta para Harry, vale ressaltar aqui mais uma vez que os tios de Harry são os trouxas (pessoas que não são bruxos) mais horríveis que já vi. Harry ficou muito confuso sobre ele ser bruxo, mas foi com Hagrid , porque qualquer coisa era melhor do que estar lá com os tios .No beco diagonal eles compraram todos os materiais da escola , seus pais tinham deixando uma pequena fortuna para ele em Gringotes( o Banco dos Bruxos, é o único banco bruxo do mundo, os donos e funcionários do banco são todos duendes).


A partir dai Harry entra na escola e através do chapéu seletor( é um artefato que escolhe qual casa você fica) ele ficou na Grifinória, além dela tem ainda mais três casas(Corvinal, Sonserina e Lufa-Lufa), Harry e seu melhores amigos (Hermione e Rony Weasley )sempre estão se chocando com esnobe Draco Malfoy, Harry foi descoberto como um ótimo apanhador e entrar pro time de quadribol (esporte bruxo mais amado e praticado ).Enquanto eles estão se esforçando muitos nas aulas e na provas a aventura anda lado a lado, uma dela é a saga da procura da pedra filosofal que segundo Harry e seus amigos estar em perigo. Vocês podem ter achando que eu dei muito spoiler, mas eu nem falei 3% do livro, as resenhas aqui no blog são mais para incentivar vocês a lerem as obras, essa aqui, por exemplo, vale super. A pena anota aí a sequencia e as leituras extras.

1. HP e a pedra filosofal

2. HP e a câmera secreta

3. HP e o prisioneiro de Azkaban

4. HP e o cálice de fogo

5. HP e a ordem da fênix

6. HP e o enigma do príncipe

7. HP e as relíquias da morte

8. HP e a criança amaldiçoada

*Leituras extras (Pottermore presentes)

· Histórias de Hogwarts- poder política e poltergeists petulantes

· Histórias de Hogwarts- proezas, percalços e passatempos perigosos.

· Hogwarts- um guia imperfeito e impreciso

- Animais fantásticos e onde eles habitam


Acho que não farei resenha das outras obras, por isso as indiquei como leitura obrigatória (risos), deixa vocês com a fala do querido Alvo Dumbledore diretor da escola e um bruxo incrível. “Convido a vocês a conhecerem também a doutrina espírita e lerem alguns livros, indico “o evangelho segundo o espiritismo” e” os livros dos espíritos” de Allan Kardec. A parti daí essa fala de Albus vai fazer mais sentido para você.Beijoos!!!


“Afinal, para uma mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte”.
“todo o dinheiro e a vida que a pessoa poderia querer! As duas coisas que a maioria dos seres humanos escolheria em primeiro lugar. O problema é que os humanos têm o condão de escolher exatamente as coisas que são piores para eles”.
“ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido nos confere uma proteção eterna”.

Comments


bottom of page